O nosso compromisso, enquanto empresa de Intermediação de Crédito
vinculada, é manter uma relação de total transparência e proximidade com os
nossos clientes e parceiros, oferecer um tratamento especial a cada
cliente, acompanhando cada caso, com simplificação dos processos,
promovendo sempre a poupança e assim procuraremos gerar confiança
através do nosso profissionalismo e idoneidade.
A PoupaJá.pt, é uma marca Registada pertencente à Era Universitária
Mediação Imobiliária, Lda., a qual se encontra devidamente habilitada a operar
na intermediação de crédito em Portugal, nomeadamente no setor de
crédito à habitação e crédito ao consumo, sem exclusividade, registada junto
do Banco de Portugal com o número 0001985.
A PoupaJá.pt é Responsável pelo Tratamento dos dados pessoais dos
Clientes e Colaboradores respetivos e quem, neste âmbito, decide quais os
dados recolhidos, os meios de tratamento e as finalidades para que os dados
são tratados, garantindo sempre a segurança e proteção dos dados pessoais
de cada cliente, através dos meios adequados ao exercício dos direitos
dos respetivos titulares, com respeito pelo Regulamento (EU) 2016/679 do
Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de Abril de 2016 – Regulamento
Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e pela Lei n.º 58/2019, de 8 de
Agosto, a qual veio assegurar em Portugal a execução desse Regulamento,
cumprindo também os deveres de confidencialidade que decorrem da atividade
de Intermediário de Crédito e de mediação de Seguros, nos termos do disposto
na legislação nacional aplicável.
Para o efeito, a PoupaJá.pt irá (1) monitorizar a conformidade do tratamento
de dados com as normas aplicáveis, (2) nomear responsável para
esclarecimento de questões relativas ao tratamento de dados, (3) cooperar
com a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), na sua qualidade de
autoridade nacional de controlo e (4) trabalhar em conjunto com os seus
subcontratantes para garantir o pleno cumprimento da política de proteção de
dados.
O contacto/encarregado para esclarecimentos sobre proteção de dados é:
Roberto Simões
Estrada da Beira, Nº. 487, 3030 – 173 Coimbra
Endereço de correio eletrónico: rgpd@poupajapt.com
No que se refere à contratação dos seguros, a missão da PoupaJá.pt é estar
sempre ao lado do cliente, apresentar a(s) solução(ões) dos ramos Vida que
vão ao encontro das suas expetativas e que melhor o protejam com vista a
aumentar a redução dos encargos do agregado familiar, de forma transparente
com uma mensagem simples e clara.
Desta forma os nossos profissionais irão efetuar simulações para os seguros
pretendidos pelo cliente, com recolha dos dados necessários à emissão de
apólice e acompanharão as negociações e contratação junto das Seguradoras
e farão o devido acompanhamento em caso de sinistros.
Como Mediadores de Seguros a PoupaJá.pt irá mediar privilegiadamente a
sua proposta de seguro junto do parceiro com quem tem protocolo de
mediação, sem exclusividade: PREVOIR – VIE GROUPE PREVOIR S.A
Dados pessoais são informações relativas a uma pessoa singular, identificada
ou identificável, bem como o conjunto de informações distintas que podem
levar à identificação do seu titular.
Os dados pessoais que tenham sido descaracterizados, codificados ou mesmo
pseudonimizados, mas que conjuntamente utilizados possam identificar uma
pessoa singular, são também considerados dados pessoais.
Dados recolhidos na subscrição da newsletter
Os dados pessoais indicados (e-mail) são processados, guardados
pela PoupaJá.pt e utilizados unicamente para o envio da Newsletter.
A PoupaJá.pt não partilha ou cede estes dados a entidades terceiras, bem
como irá mantê-los unicamente pelo período em que a subscrição vigorar.
O titular pode cancelar em qualquer momento a subscrição desta newsletter,
clicando cancelar newsletter no rodapé do e-mail da mesma.
Poderá igualmente, em qualquer momento, retirar o seu consentimento ou
opor-se ao tratamento dos seus dados pessoais, assim como pedir a sua
retificação, limitação ou eliminação (“direito ao apagamento dos dados”), nos
termos e nos limites estabelecidos no RGPD, através do
endereço: rgpd@poupajapt.com.
A PoupaJá.pt renuncia a qualquer responsabilidade por erros que possam
ocorrer devido a irregularidades do sistema, falha (temporária ou permanente)
do Web site, das aplicações ou de outras ferramentas.
Até à máxima extensão possível ao abrigo da lei aplicável, a PoupaJá.pt não
se responsabilizará por quaisquer danos resultantes da utilização, ou da
impossibilidade de utilização, do Web site.
Identificação e contactos
Nome, morada, contacto de telemóvel, contacto de telefone, endereço de
correio eletrónico, número de identificação civil e número de identificação fiscal.
Dados Biográficos
Nacionalidade, sexo, data de nascimento, naturalidade, estado civil, informação
sobre o agregado familiar, dados sobre a profissão (como por exemplo, o
número de anos que trabalha na atual empresa) e habilitações académicas.
Dados financeiros
Vencimento (1) mensal, (2) anual, responsabilidades financeiras junto das
instituições de crédito e património financeiro.
Segmentos e perfis
Perfil ou grau de risco de crédito, perfil para aquisição de produtos de
investimento (através de seguros de capitalização), perfil para segmentação
comercial de serviços que visam a poupança como (1) créditos (2) seguros.
Opiniões e preferências
Gestão de dados referentes a respostas a questionários de satisfação, gestão
de comentários de clientes efetuados nas redes sociais (1) Facebook, (2)
Linkedin, (3) Instagram, gestão de comentários no site www.poupajapt.com,
Conteúdos
Gestão da informação contida nas comunicações entre o cliente e
a PoupaJá.pt (1) escrita, (2) telefónica (caso a chamada telefónica seja
gravada).
Utilização de sites e aplicações
Páginas visitadas, endereço IP, localização geográfica e browser utilizado.
Dados fornecidos pelos clientes
Elementos fornecidos diretamente pelos clientes (1) no processo de subscrição
do pedido no site www.poupajapt.com, (2) nos e-mails trocados entre o
cliente e o analista/negociador/formalização, (3) nas interações ao telefone
entre o cliente e o analista/negociador/formalização ou nas deslocações que o
cliente pode fazer à nossa loja física (4) através da resposta a questionários de
satisfação.
Cookies persistentes
O site da PoupaJá.pt possui cookies que geram dados relativos à utilização do
site por parte dos clientes (exemplo: artigos mais vistos pelo cliente, o tempo
que passa em cada artigo, o tempo que passa no site).
Para mais informações deverá consultar a Política de Cookies da PoupaJá.pt.
Gerir os cookies
Caso prefira não receber cookies através do website, pode configurar o seu
browser para o avisar antes de aceitar cookies e recusar cookies quando o seu
browser o alertar para a presença dos mesmos.
Para obter mais informações sobre cookies, incluindo como configurar o seu
browser para rejeitar cookies, visite www.allaboutcookies.org
Validade dos cookies
Os cookies permanecerão no seu computador quando fechar o browser.
Até serem removidos, os cookies serão novamente ativados quando voltar a
abrir o website. O utilizador pode eliminar os cookies em qualquer momento e
os cookies não irão reunir qualquer informação quando o utilizador não estiver
a aceder ao website.
Outras tecnologias de monitorização
Para além dos cookies, o nosso website também utiliza as seguintes
tecnologias de monitorização:
* Objetos locais partilhados/Flash cookies: os flash cookies, também
conhecidos como objetos locais partilhados foram concebidos para dar
suporte aos conteúdos do browser suportados pelo Adobe ® Flash.
Geralmente são utilizados para permitir a transmissão de anúncios e de
conteúdos de vídeo em websites. Tal como acontece com
outros cookies, armazenam informações no seu dispositivo, algumas
das quais serão específicas dos conteúdos com Flash. Os flash
cookies só podem ser eliminados através do Adobe ® Flash e não através
do seu browser. Consulte a seguinte página de ajuda para obter
informações sobre como gerir as suas definições de privacidade e a
eliminação de Flash cookies.
* ETag/Etiqueta de entidade: uma funcionalidade da cache dos browsers,
uma ETag é um identificador opaco atribuído por um servidor web a uma
versão específica de um recurso presente num URL. Se o conteúdo do
recurso existente nesse URL alguma vez for alterado, é atribuída uma
ETag nova e diferente. Quando utilizadas desta forma, as ETags são
uma forma de identificar dispositivos. A monitorização por ETag pode
gerar valores de monitorização exclusivos mesmo quando o consumidor
bloqueie os cookies HTTP, Flash e/ou HTML5.
* Servidor web e registos de aplicação: Os nossos servidores reúnem
automaticamente determinadas informações para nos ajudar a
administrar e proteger os serviços que fornecemos, analisar a utilização
e melhorar a experiência do utilizador. As informações recolhidas
incluem:
– Endereço IP e tipo de browser;
– Sistema operativo do dispositivo e outros factos técnicos;
– A cidade, distrito e país a partir de onde está a aceder ao
Website;
– As páginas visitadas e os conteúdos visualizados e armazenados;
– Informações ou texto introduzidos;
– Ligações e botões clicados.
Dados obtidos de entidades terceiras
A PoupaJá.pt obtém dados por parte de entidades terceiras (parceiros),
referentes a (1) análise de solvabilidade que é efetuada ao cliente por parte dos
parceiros, (2) pré aprovação do processo (FINE), (3) cross-selling, (4) seguros,
(5) avaliação do imóvel. Quando o processo segue para formalização obtemos
dados referentes a (1) carta de aprovação (FINE final), (2) minutas de
contratos, (3) data de escritura e (4) contrato de crédito.
Obrigação de fornecer os dados pessoais
No âmbito das obrigações legais relativas ao regime da prevenção do
branqueamento de capitais, a PoupaJá.pt tem de identificar os clientes que
pretendam obter um financiamento, normalmente através do documento de
identificação civil.
Se não for efetuada esta identificação, a PoupaJá.pt não pode dar seguimento
ao processo, sob pena de incorrer numa infração.
No decorrer da relação comercial entre o cliente e a PoupaJá.pt, será
necessário o envio de outros documentos por parte do cliente para o
cumprimento de obrigações pré contratuais e contratuais, necessárias para a
formalização do processo.
O tratamento de dados pessoais abrange um amplo conjunto de
operações, feitas por meios manuais ou automatizados e inclui a recolha,
registo, organização, estruturação, conservação, adaptação ou alteração,
recuperação, consulta, utilização, divulgação por transmissão, difusão ou
qualquer outra forma de disponibilização, comparação ou interconexão,
limitação, apagamento ou destruição de dados pessoais.
O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) aplica-se ao
tratamento de dados pessoais por meios total ou parcialmente automatizados,
bem como ao tratamento por meios não automatizados de dados pessoais
contidos em ficheiros.
Na PoupaJá.pt, tratamos os dados pessoais de forma leal e transparente, de
acordo com a lei e suas finalidades específicas.
Cumprimento e execução contratual
Finalidades de tratamento
Gestão de risco
Análise dos critérios de risco como taxa de esforço, rendimento líquido
disponível e DSTI – Debt Service To Income ou indicador do grau de esforço
financeiro do cliente associado ao pagamento de uma dívida, bem como
possíveis incumprimentos ou moras no pagamento da prestação.
Gestão de produtos
Recolha de dados para disponibilizar novos produtos ou melhorar os produtos
disponíveis aos clientes.
Gestão de contactos e reclamações
Receção, análise e resposta a pedidos de informação e reclamação por parte
dos clientes, os quais podem ser recebidos através de vários canais, como o
digital, telefónico ou via carta, sendo toda a informação recebida tratada com
Idoneidade, Rigor e Transparência.
Quaisquer reclamações, no âmbito da prestação de serviços de Intermediação
de Crédito ou mediação de Seguros, poderão assim ser apresentadas através
de vários canais, como o digital, telefónico ou via email através do
endereço reclamacoes@poupajapt.com, indicando expressa e
circunstancialmente os fundamentos da reclamação e todos os elementos
identificativos que motivaram a mesma.
O cliente igualmente dispõe da possibilidade de recorrer a meios de resolução
alternativa de litígios, junto do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo
do Distrito de Coimbra, onde poderá apresentar as suas reclamações de forma
a impedir conflitos com este Intermediário de Crédito.
Morada: Av. Fernão de Magalhães, nº 240 1º / 3000-172 Coimbra
Tel.: 239821 690 / 289
E-Mail: geral@centrodearbitragemdecoimbra.com
As respostas poderão ser dadas pelos mesmos meios, num período de 30 dias
a contar da receção da reclamação.
Cumprimento de obrigações legais e regulamentares
Finalidade do Tratamento
Gestão de risco
Análise de rácios e de critérios de ponderação de risco, como taxa de esforço,
verificação da identidade dos titulares do crédito, experiência profissional, etc.
Prevenção de fraudes
Deteção de fraudes, com por exemplo: adulteração de cartões de identificação,
recibos de vencimentos, extratos bancários.
Prevenção de crimes de branqueamento de capital e financiamento ao
terrorismo (BCFT)
Recolha e análise da cópia dos documentos de identificação dos intervenientes
do crédito, para evitar situações de BCFT.
Prestação de informações e resposta a pedidos de autoridades públicas
Prestação de informação obrigatória a entidades públicas, e a pedidos
provenientes dos reguladores do sector (exemplo: tribunais, política, CMVM,
Banco de Portugal, CNPD, ASF).
Interesse legítimo
A PoupaJá.pt procede ao tratamento de dados pessoais para realizar tarefas
relacionadas com as suas atividades.
O tratamento é efetuado no âmbito da relação com o cliente para efeitos de
comercialização direta de outros produtos ou apresentação de informações
relevantes.
A PoupaJá.pt apenas solicita os dados necessários para apresentar as
propostas de poupança, para os produtos que são do interesse legítimo, como
Créditos e Seguros.
Finalidades de tratamento:
Prestação de informação ao cliente
Envio de informação relevante referente aos produtos comercializados
pela PoupaJá.pt, a informação poderá ser enviada em vários formatos, como,
e-mail, carta, SMS.
Marketing
Prestação de informação ou realização de campanhas através de telefone,
mensagem, correio eletrónico ou por correio, para estimular a utilização ou
promover a aquisição ou subscrição de produtos ou serviços.
As campanhas poderão ser geradas através de definição de perfis do cliente.
Segmentação de clientes
Para que os produtos e serviços disponibilizados pela PoupaJá.pt possam
satisfazer as necessidades especificas de cada cliente, é efetuada a
caracterização e segmentação dos clientes.
Definição de Perfis
A PoupaJá.pt poderá tratar os dados pessoais para criar produtos e serviços
mais adequados aos interesses e preferências dos clientes, para definir o seu
perfil de utilização, grau de interesse e avaliar a sua propensão relativa aos
mesmos, assim procurando personalizar o atendimento efetuado em cada
contacto.
Assiste ao cliente o direito de recusar que os seus dados sejam perfilados, o
que irá implicar deixar de ter um atendimento personalizado.
Avaliação da satisfação e qualidade do serviço
São realizados questionários de satisfação, para aferir o grau de satisfação do
atendimento prestado, bem como o grau de satisfação dos produtos
contratualizados, podendo ser proposta a análise de serviços complementares,
como por exemplo a análise ao spread do Crédito Habitação e da carteira de
seguros.
Controlo de gestão
Produção de informação para controlo e gestão da PoupaJá.pt.
Auditoria
Será efetuada a recolha de dados para a realização de auditorias.
As auditorias serão realizadas pelo departamento de qualidade da PoupaJá.pt,
quando se tratar de avaliar a qualidade do serviço prestado aos clientes e da
gestão de processo junto do cliente e do banco por parte da equipa
da PoupaJá.pt.
O consentimento do titular dos dados
A PoupaJá.pt poderá efetuar outros tratamentos aos dados, desde que
obtenha o consentimento prévio, expresso, por via informática, escrito,
oralmente ou através de uma ação explícita, informada e livre.
Finalidades de tratamento:
Prova de informação de consentimento
E-mail enviado por parte dos clientes, gravação de chamadas, documento
assinado por cliente, são alguns dos exemplos de provas de consentimento
utilizados pela PoupaJá.pt.
Monitorização da qualidade do serviço
Gravação de chamadas e e-mail serão utilizados para monitorização da
qualidade do serviço.
Personalizar a experiência dos utilizadores
Utilização de Cookies para registo de atividade e de preferências dos clientes
no site da PoupaJá.pt.
A PoupaJá.pt apenas efetua tratamento de dados pessoais devidamente
autorizados e sujeitos a informação prévia aos respetivos titulares. Eventuais
tratamentos de dados secundários adicionais apenas são realizados
se forem (1) compatíveis com as finalidades autorizadas e comunicadas aos
titulares ou (2) objeto de consentimento específico e explícito dos titulares dos
dados.
A PoupaJá.pt conserva e trata os dados pessoais apenas pelo tempo
necessário e enquanto subsistirem as legítimas finalidades para as quais o
cliente se inscreveu e para o cumprimento de obrigações contratuais, legais e
regulamentares ou para proteção dos interesses legítimos da PoupaJá.pt.
Fundamentos para a conservação de dados pessoais:
Interesse legítimo
A PoupaJá.pt poderá manter os dados pessoais por um período superior à
relação com o cliente, com base em interesses legítimos que o fundamentem,
nomeadamente em processos judiciais.
Obrigação legal ou regulamentar
Prazos legais de prescrição associados a obrigações legais,
fiscais/contabilísticas ou regulamentares.
A PoupaJá.pt garante o exercício dos direitos dos titulares dos dados em
relação ao respetivo tratamento.
Direitos do titular
Acesso
Os clientes têm direito a ter acesso aos dados pessoais que fornecem
à PoupaJá.pt e às respetivas condições de tratamento. Este acesso é feito
através da sua área pessoal, que contém toda a informação relativa ao
processo.
Retificação
Os clientes têm direito de solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se
encontrem inexatos (Exemplo: morada, endereço de e-mail, contacto
telefónico).
Oposição
Os clientes têm o direito de se oporem ao tratamento de dados baseados no
interesse legítimo da PoupaJá.pt.
Retirada do consentimento
Os clientes têm o direito de retirar o consentimento de tratamento dos seus
dados pessoais.
Esquecimento
O cliente tem o direito de solicitar o apagamento dos seus dados pessoais detidos
pela PoupaJá.pt, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação
(exemplo: cumprimentos de obrigações legais e fiscais, processos judiciais).
Limitação
Os clientes têm o direito de pedir a limitação de tratamento dos seus dados
pessoais quando (1) contestam a exatidão dos dados pessoais, (2) o
tratamento for ilícito e se opuserem ao apagamento dos dados pessoais.
Reclamação junto da CNPD
Os clientes têm o direito a apresentar reclamações junto da CNPD em relação
a matérias relativas ao exercício dos seus direitos e à proteção dos seus dados
pessoais.
Os clientes podem exercer os seus direitos, de acordo com o RGPD, através
de solicitação escrita para o endereço postal indicado ou correio eletrónico para
os contactos indicados da PoupaJá.pt.
A PoupaJá.pt responderá aos pedidos no prazo máximo de 30 dias, podendo
alongar-se no prazo de resposta para pedidos especialmente complexos, caso
em que informará justificadamente os clientes da necessidade de prolongar o
prazo de resposta.
Sempre que a PoupaJá.pt considere não ser possível corresponder aos
pedidos, os clientes serão informados das razões, nos prazos acima
identificados.
O exercício dos direitos é gratuito, no entanto, a PoupaJá.pt poderá aplicar
uma taxa administrativa pelos custos associados a situações consideradas
excessivas/recorrentes, anómalas e/ou de má-fé.
Os colaboradores da PoupaJá.pt têm acesso aos dados pessoais, na medida
do necessário, para o desempenho das suas funções, bem como para garantir
o cumprimento de todas as obrigações legais da PoupaJá.pt enquanto
intermediário de crédito vinculado.
Adicionalmente, os dados pessoais podem ser disponibilizados a entidades
terceiras no interesse legítimo do Cliente:
Entidades terceiras
Organismos Públicos e de supervisão
Banco de Portugal, ASF, CNPD, Autoridades Fiscais, sempre que para tal
exista uma obrigatoriedade legal ou regulatória.
Parceiros
Como Intermediário de Crédito, a PoupaJá.pt irá intermediar o pedido de
crédito junto dos diversos parceiros com quem tem protocolo de vinculação:
Banco CTT, S.A.; Banco BPI, S.A.; ABANCA Corporación Bancária, S.A. –
Sucursal em Portugal; Banco Santander Totta, SA; Caixa Geral de Depósitos,
S.A.; Banco BIC Português, S.A.; União de Créditos Imobiliários, S.A.,
Establecimiento Financiero de Crédito (Sociedad Unipersonal) – Sucursal em
Portugal; Novo Banco, S.A.; Caixa Central – Caixa Central de Crédito Agrícola
Mútuo, C.R.L.
Entidades subcontratantes
Entidades subcontratantes e prestadoras de serviços, que atuam em nome ou
sob instruções da PoupaJá.pt.
A PoupaJá.pt como Intermediário de Crédito vinculado, sem exclusividade,
está sujeito ao sigilo bancário, pelo que a transferência de dados pessoais para
entidades terceiras apenas é efetuada quando exista autorização bastante no
âmbito da relação com o cliente e/ou quando os subcontratantes encarregados
pela PoupaJá.pt garantam de igual modo a observância do sigilo dos dados
pessoais dos clientes e das demais normas e legislação de proteção de dados.
A proteção da confidencialidade e da integridade dos dados dos nossos
clientes é considerada pela PoupaJá.pt como um dos pilares fundamentais na
relação de confiança para com as pessoas que recorrem aos nossos serviços.
A PoupaJá.pt tem implementadas medidas organizativas, processos e
sistemas de segurança para proteger os seus dados pessoais contra a
destruição, a alteração e o acesso não autorizado.
A PoupaJá.pt está empenhada em continuar a desenvolver processos e
sistemas de segurança, que visam a proteção dos dados pessoais dos seus
clientes.
A PoupaJá.pt reserva-se no direito de, a qualquer momento, fazer alterações à
política de privacidade, para adequá-la às melhores prática do mercado ou a
futuras alterações legislativas ou regulamentares, visando, sobretudo, reforçar
os direitos dos consumidores.
Poderá encontrar a política de privacidade atualizada para consulta no
site www.poupajapt.com.